sábado, 16 de abril de 2011



Semana passando

O tempo às vezes passa arrastado na minha vida. Dias longos; minutos intermináveis. O cansaço toma conta do meu corpo e parece fazer desacelerar ainda mais o tempo. Curioso que quanto menos tenho a fazer, mais o tempo demorar.
Espero por horas o momento de buscar minha filha na escola, espero por séculos o dia terminar e meu marido ter cumprido sua jornada de trabalho e as aulas da faculdade. E quando os melhores momentos chegam, o tempo acelera e tudo termina em cinco minutos. No consultório cinqüenta minutos duram apenas curtos cinco segundos.
O final de semana parece que não dura nem a metade de um dia e já estou sozinha de novo em plena segunda-feira. Falo sempre com os meus, que o final de semana deveria ter cinco dias, meu marido diz que o mês deveria ter três dias, um pra trabalhar, um pra receber o salário e o outro pra gastar.
O tempo passa diferente mesmo pra cada um, eu ando tão sonolenta, qualquer encostada na cama já cochilo e às vezes, adormeço profundamente e de noite você acha que fico insone? Nada disto, capoto de novo, como se há meses não houvesse dormido.
Tenho sentido que os momentos de prazer têm sido tão curtinhos e os momentos enfadonhos longos demais.
Agora estou aqui e penso o que de bom tem pra fazer? E não tenho nada, mas se quisesse trabalhar, não faltariam coisas a fazer dentro de casa. Isto é um saco, parece que na vida só temos coisas chatas.
Como ser criança é bom, tantas brincadeiras, tantos desenhos, mesmo que repetidos e nossas vidas de adultos entediantes. A Juju fala sempre, não quero crescer não a vida de vocês é muito chata, trabalhar, pagar contas e dormir. E ela tem razão!
(Aline)



As horas demoram a passar, mas os anos voam. Nove intermináveis meses para ver a carinha de um filho e num estalar de dedos ele já está um homem. Tanto tempo esperando pelo aniversário, o fim do ano letivo o Natal ,as férias e num segundo você cresceu, pior que isso (ou seria melhor?) envelheceu. Há quem tente encontrar explicação para a passagem acelerada do tempo, alguma teoria sobre a inclinação do planeta, a órbita , mistérios da ciência ou algum segredo guardado a sete chaves pelos atlantes. O passar do tempo é inversamente proporcional a expectativa, ou seja, quanto mais esperarmos mais devagar chega. E já estou eu usando meu tempo para escrever bobagens em vez de fazer...o quê mesmo? Ah, sim, algo útil, relevante, salvar a humanidade ou mudar o corte do cabelo. Hoje estou mais relativa do que Einstein poderia supor. Faço uma reverência ao Tempo, esse senhor que mora numa árvore idosa, peço que seja meu amigo,parceiro. Que me dê a chance de desfrutá-lo e que não seja em vão.
(Neysi)



não costumo ter tempo pra nada... tenho sempre a minha rotina cronometrada, vou de um lugar para outro e depois para outro até conseguir voltar pra casa, onde várias coisas me esperam,um filho, outro filho... e tem aquela velha pergunta que as pessoas fazem pra sacanear as outras, não tem tempo, o que vc faz de três às cinco da manhã?... eu? eu estudo nesse horário,que é a hora de silêncio da casa... às vezes reclamo, digo que os dias deveriam ter mais horas... não, nem pensar... se tivesse mais horas, provavelmente eu trabalharia mais... sinto falta de mais horas pra dormir, pra me divertir, pra rezar e às vezes pra não fazer nada, mas quem disse que seria assim que ocuparia o meu dia? tenho certeza que outras responsabilidades viriam, em vez do lazer, do descanso, da meditação, do famoso ócio criativo... penso também que praquilo que é verdadeiramente importante, arrumamos tempo e aos poucos, a atividade que parecia impossível, se tornaparte da rotina... coisa estranha essa do tempo, tão preciso, tão relativo...
(Ana)

Nenhum comentário: